quinta-feira, 29 de março de 2012

PM de Xanxerê orienta na prática as regras de trânsito com crianças do ensino fundamental



Diariamente acompanhamos pela mídia tristes histórias de trágicos acidentes de trânsito em todo o país. Infelizmente nosso Estado é um dos que registra o maior número desses acidentes, que destroem famílias, sonhos e vidas.



Para que no futuro a história seja diferente, pelo menos na região de Xanxerê, a Polícia Militar trabalha constantemente com palestras de trânsito para crianças do ensino fundamental. Uma oportunidade para as crianças aprenderem a se comportar no trânsito, e também servirem de fiscais dos adultos, já que muitos pais passam a ser cobrados pelos filhos ao descumprirem alguma regra de trânsito.


No último dia 20, o soldado Paulo Fiuza, da Seção de Trânsito da 4ª Companhia, com apoio dos soldados Sérgio Pinto de Oliveira e Felipe Douglas Xavier Alkimim, ministrou palestra a 50 crianças da Escola Municipal de Educação Básica São Jorge, e na manhã desta quarta-feira, dia 28, esteve na Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Tonial, onde 80 crianças participaram da instrução.

Durante a conversa instrutiva que tem com os pequenos aprendizes, o policial militar, de forma clara e descontraída, fala sobre a necessidade do cumprimento das regras de trânsito para uma convivência harmônica entre pedestres, motoristas e ciclistas. O soldado orienta sobre a forma correta de atravessar as ruas, a importância das placas de sinalização e dos equipamentos de segurança, com destaque para o cinto de segurança, cadeirinhas e capacete, entre outras informações indispensáveis para a segurança de todos.


Mas a parte mais interessante para os pequenos é a hora de aplicar as regras de trânsito na prática, na pista que os policiais montam para os futuros motoristas. Com capacete bem colocado na cabeça, e com todas as regras trânsito também, as crianças pilotam as motos elétricas pela pista. E olha que os policiais ficam de olho, se houver descumprimento das leis, pode rolar uma autuação!!!


De uma maneira eficaz e descontraída, as crianças vão aprendendo a importância de cada um ser respeitoso e gentil com os demais usuários das vias. Através desse serviço preventivo realizado pela Polícia Militar, no futuro, será possível encontrarmos motoristas e pedestres mais conscientes de suas ações, e consequentemente um trânsito mais humano. 

-- 

ERIELES PIRES VIRÍSSIMO 
Soldado PM 
4ª/2ºBPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário