terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Municípios da SDR Chapecó recebem kits contra estiagem



Chapecó - A Defesa Civil Estadual juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó realizaram nesta terça-feira (07) na Epagri, a entrega de kits contra a estiagem para os municípios de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Itaberaba e Nova Erechim.

O coordenador Regional da Defesa Civil, 2º sargento de Bombeiro Militar Lázaro Muller, explica que cada kit é composto duas caixas d’água e moto-bomba, além de canos, luvas, torneiras e outros artigos necessários para a instalação. Cada uma das caixas d’água têm capacidade para 5 mil litros.

De acordo com representante da Secretaria de Estado da Defesa Civil, capitão de Bombeiro Militar, Renaldo Onofre  Laureano Junior, na adoção desta medida foi levando em conta a questão custo beneficio, uma vez que os kits poderão ser utilizados em outras ações. Neste momento o foco principal do Estado e garantir o abastecimento de água para o consumo humano.

A Defesa Civil Estadual já conta com projeto protocolado junto ao Governo Federal, para aplicação de medidas mais amplas, como a locação de caminhões pipas, compra de tanques estacionários, aquisição de equipamentos para tratamento e captação de água. E, de acordo com a situação enfrentada, a possibilidade de compra de água mineral. 

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow afirmou que através da adoção de medidas como esta, o Estado está cumprindo o seu papel no sentido de amenizar a situação dos municípios que estão sendo atingidos pela estiagem.

Jagnow destacou que Governo Estadual também investiu no programa Juro Zero, com uma cota maior para construção de cisternas. “É fundamentos que os gestores municipais e agricultores façam a sua parte e invistam na construção de cisternas para que futuramente nossa região não sofra tanto com as estiagens”, declarou.

Demonstração – Ao final da entrega dos kits o capitão de Bombeiro Militar, Renaldo Onofre  Laureano Junior, demonstrou aos técnicos municipais os procedimentos para montagem e utilização dos equipamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário