segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DIC Xanxerê cumpre mandado e prende empresária xanxerense


A Polícia Civil de Xanxerê, por meio da DIC (Divisão de Investigação Criminal), com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Laranjeiras do Sul PR, capturou a empresária xanxerense Maria Salete Bacca Bruneto, 48 anos, na madrugada de sábado (27), na cidade paranaense de Laranjeiras do Sul, durante o evento de música “Laranja da Canção”, realizado naquele município. Maria foi presa em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Fórum da Comarca de Xanxerê pelo crime de homicídio qualificado e era considerada foragida desde junho de 2011.

O caso:

O caso envolvendo a empresária Maria Salete ocorreu no ano de 1996 e causou grande repercussão em Xanxerê. Naquela época, o fato se iniciou com o registro do desaparecimento de pessoa tendo como vítima a jovem Melânia Kumm, que misteriosamente desapareceu de sua residência, deixando vestígios de ter sido retirada sob ameaça. As investigações se iniciaram e somente seis meses após o desaparecimento foi localizado o corpo de Melânia em meio a uma plantação de pinus, às margens da Rodovia Federal BR 282, no município de Faxinal dos Guedes, vítima de homicídio por disparo de arma de fogo. A partir de então, as investigações se intensificaram e apuraram como envolvidos no caso, Maria Salete Bacca Brunetto e Itacir Rubas, ambos submetidos a Julgamento pelo Tribunal do Júri, restaram condenados. Itacir Rubas foi condenado e cumpriu sua reprimenda. Maria, por sua vez, recorreu da sentença em liberdade, vindo a ser confirmada no ano de 2011 e consequentemente a expedição do Mandado de Prisão, com sentença de 13 anos de reclusão em regime fechado. Após e expedição do Mandado de Prisão, Maria evadiu-se do distrito da culpa, sendo considerada foragida da Justiça. Diante disso, passou a ser investigada pela Policia Civil no sentido de ser capturada.

A operação:

Na sexta feira (25), durante o período vespertino, a Polícia Civil de Xanxerê recebeu a informação que Maria Salete estaria acompanhando seu namorado em um festival de música realizado no Estado do Paraná, aonde o mesmo iria se apresentar como cantor. De posse desta informação, os policiais civis da DIC, Valdecir Debastiani e Cleiton Restello, sob a coordenação dos delegados Albino Souza de Araújo e Adilson José Bressan, passaram a realizar investigações para apurar o local da realização do evento. Apurou-se que o evento denominado “Laranja da Canção” estava sendo realizado na cidade de Laranjeiras do Sul PR. Partindo desta constatação, e mantido contato com o delegado de Polícia Adriano, daquela delegacia, foi possível a prisão de Maria Salete durante a realização do evento. Após a prisão, ela foi recambiada para esta cidade, onde permanece à disposição da Justiça, recolhida no Presídio Regional de Xanxerê.

Fonte: Divisão de Investigação Criminal de Xanxerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário