domingo, 6 de novembro de 2011

Contra a criminalidade em Chapecó



No último dia 15 de setembro o coronel Edivar Bedin assumiu o Comando da 4ª Região de Polícia Militar, com sede em Chapecó. Ele é o sétimo oficial a responder pelo Comando Regional, criado em novembro de 2003, e determinado a reduzir os índices de criminalidade na cidade, implantou nesta semana o Serviço de Pós-Crime, com uma equipe de policiais militares que atuará diretamente no atendimento às vítimas de roubo visando identificar e prender ladrões.

Antes mesmo de assumir o Comando Regional, o coronel Edivar já vinha estudando a situação da segurança em Chapecó, preparando-se para atuar na redução da criminalidade na capital do Oeste. Assim como fez em 2007, quando assumiu o Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar em Joinville, com elevado número de homicídios e roubos, o coronel implantou o Pós-Crime, serviço que rendeu resultados positivos na maior cidade do Estado e aproximou a Polícia Militar da comunidade.

O serviço de Pós-Crime é acionado logo após a comunicação do fato pela vítima. Inicialmente, a equipe de policiais militares busca junto às vítimas dados mais precisos, analisando as informações minuciosamente, comparando-as com outras ocorrências, visando identificar o modus operandi e os autores de crimes de roubo.

Além disso, é feito um mapeamento da área, com locais, dias e horários de maior incidência de crimes. Com base nessas informações são estabelecidas as estratégias de ação e planejadas as operações policiais.
- O pós-crime alcançou ótimos resultados no combate ao crime de roubo em Joinville e se tornou referência para outros Batalhões no Estado. É um trabalho diferenciado e de grande valia na atividade policial militar. Agora chegou à vez de Chapecó contar com esse serviço - concluí o coronel Edivar.


Comandos Regionais


Os Comandos Regionais representam a presença do Comando Geral da Polícia Militar nas regiões do Estado de Santa Catarina, e exercem sobre as Unidades Operacionais subordinadas a função de controle, fiscalização, coordenação e articulação, tanto na área administrativa e de instrução, quanto na área operacional.


A 4ª RPM tem jurisdição em 54 municípios, incluindo os municípios-sede, Chapecó - 2º BPM, e em Concórdia o 20º BPM.


ClicRBS Chapecó

Nenhum comentário:

Postar um comentário