quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Raio mata dez vacas e oito bois no Litoral de RS


Caseiro relatou que ouviu um estrondo quando o raio atingiu o pasto



Dez vacas e oito bois morreram em decorrência de um raio que caiu no final da tarde de segunda-feira em Terra de Areia, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O gado estava em uma fazenda localizada no km 50 da BR-101. O incidente foi constatado por volta das 11h desta terça-feira, quando o caseiro Nilmar Silva de Quadros, 30 anos, foi tratar o gado e percorrer os campos.


De imediato lembrou da tarde de segunda, quando cortava cana com mais cinco colegas e a chuva forte começou, por volta das 17h. Os funcionários queriam se abrigar no galpão, mas Nilmar insistiu para que fossem para a casa dele. Sentiu que o céu estava carregado demais e que ficar por ali não seria seguro.


No meio do caminho, a mais de mil metros de casa, ouviram um estrondo.

— Vi que o raio tinha caído no pasto, mas não imaginei que tivesse matado as vacas. Na hora da chuva elas foram uma a uma para o galpão. E assim estavam, enfileiradas e caídas no chão quando retornei ao local. Me assustei, mas dei graças a deus por estar vivo. Era para nós termos sido atingidos também — contou Quadros.

A propriedade onde ocorreu o acidente tem 140 hectares e possui 210 cabeças de gado. Os bichos devem ser enterrados nesta quarta-feira, após a prefeitura de Terra de Areia liberar uma retroescavadeira capaz de ajudar no processo.

ZERO HORA

Foto: Ronaldo Bernardi/ Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário