terça-feira, 19 de julho de 2011

Chapecó é destaque no Fantástico por causa de programa de prevenção à Hepatite B

Cidade do Oeste catarinense tem 7% dos moradores infectados com o vírus

Chapecó foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo. A cidade foi referência na estreia do quadro do médico Drauzio Varella, Hepatite, a Epidemia Ignorada. A série fala sobre os diversos tipos da doença, que se estima que afete 3 milhões de brasileiros, e será exibida em quatro matérias até o final de julho.

A cidade do Oeste catarinense foi destacada porque possui um número altíssimo de portadores crônicos de hepatite B — 7% dos moradores estão infectados — e também porque desenvolveu um programa de vacinação que acabou com a doença entre as crianças e que deve eliminar o vírus nas gerações futuras.

— A gente quer que as pessoas se conscientizem e completem o esquema completo da imunização. Façam a primeira, a segunda e a terceira dose. Nós temos uma cobertura boa de vacinação: sempre acima de 98% das crianças são vacinadas. O Ministério da Saúde preconiza que até 95% é bom, e a gente sempre consegue atingir 98%— comemora a coordenadora do Setor de Tuberculose, Maria Luiza Trizotto.

A explicação para que Chapecó concentre um número expressivo de portadores da Hepatite B é histórica, afirma Drauzio Varella: a cidade foi destino de muitos imigrantes italianos que trouxeram da Europa o vírus do tipo B.

*Com informações do G1


DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário