terça-feira, 7 de junho de 2011

Cinzas de vulcão chileno já estão sobre o Oeste de Santa Catarina

Imagem de satélite mostra localização da nuvem sobre o território catarinense

As cinzas do vulcão chileno Puyehue já estão sobre a região Oeste de Santa Catarina. Uma imagem de satélite divulgada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) das 15h30min mostra a localização da nuvem sobre o território catarinense.

A nuvem de cinzas, que tem um aspecto parecido ao de uma fumaça, está sobreposta às nuvens de chuva associadas à frente fria que atua na região, por isso não é possível perceber a presença dela a olho nu. A extensão das cinzas cobre desde a região Sul do Rio Grande do Sul, passando pelo centro do Estado e atingindo o extremo sul do Paraná.

Segundo o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, os efeitos da presença da nuvem sobre o Estado não serão percebidos devido às nuvens mais baixas que estão sobre a região. A fumaça está a cerca de 15 quilômetros da atmosfera, por isso não há chance de precipitação de cinzas sobre o Oeste.

O vulcão Puyehue está em erupção desde o último sábado, no sul do Chile, a 870 quilômetros da capital Santiago. Cerca de 3,5 mil pessoas tiveram que sair da região, segundo informou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração chileno.

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário